Tuesday, November 6, 2007

Salada com Figos

Eu sempre gostei de saladas que levassem alguma fruta. Geralmente, para o saladão do dia-a-dia, acrescento uma maçã picada com casca e tudo, manga em cubos ou ainda abacate e abacaxi. Mas nunca tinha pensado em utilizar figos! Assistindo a um programa da Nigella Lawson no qual ela preparou uma entrada com figos, iogurte, canela e mel, fiquei instigada a procurar receitas que levasse a fruta.

Depois de algumas buscas na net, surgiu a oportunidade ideal para experimentar uma salada de folhas com figos muito simples mas saborosa: um jantarzinho entre amigos na casa da nossa querida Cris! Apesar de ter esquecido o molho preparado na geladeira de casa, temperei na hora na casa dela e achei que valeu a pena arriscar!

Apesar de tão simples, é uma combinação que nunca tinha tentado e por isso resolvi compartilhar com vocês. Como não encontrei figos frescos, usei os enlatados mesmo, mas na versão light para que não fossem doces em excesso.

Salada com Figos

- folhas verdes
- lascas de parmesão
- sementes de girassol torradas e sem casca
- figos em calda (descarte a calda para o outro uso se desejar)

- azeite
- vinagre de maçã ou suco de limão
- sal à gosto
- pimenta do reino à gosto
-
Seasoned Salt da marca Lawry (ou um Sazon vermelho para substituir)

A montagem não tem segredo, o tempero sim!

Numa tigela, tempere as folhas na quantidade desejada (utilizei alface americana e rúcula) com o tempero que deve ser preparado na seguinte proporção: 3 partes de azeite para 1 de vinagre/limão. Acrescente o sal, pimenta e uma pitada do tempeiro.

Disponha as folhas temperadas em tigelas. Corte os figos em quatro pedaços, mantendo-so unidos pelo cabinho e coloque-os sobre as folhas.

Cubra com lascas de parmesão e salpique as sementes de girassol.

O segredo do tempero está em respeitar a proporção azeite/vinagre. As saladas por aqui tendem a ser muito ácidas. Eu sempre utilizei muito mais azeite do que vinagre e meu hábito foi formalizado por essa proporção no programa do Jamie Oliver. Assim não tem erro!

Dicas:

- Substitua as sementes de girassol por pistache ou outra nóz/nuts de sua preferência;
- Se utilizar os figos frescos, antes de colocar na salada, envolva-os em uma mistura de mel com canela, deixando-s mais adocicados.

11 comments:

Marizé said...

Maravilhosa, adorei esta saladinha.

Beijocas

Cris said...

Oh dear, eu amei esta salada simples e elegante ao mesmo tempo. Amei estar com vocês naquele sábado, agradeço muito a companhia! See you soon!

® said...

Camila,
Eu amo figos e sementes de girassol e nunca pensei em uní-los..:]
Obrigada por essa tão doce idéia!
Um abraço...da Vinni

Laurinha said...

Que delícia de salada, frutas e folhas são uma combinação excelente!
Beijinhos,

Eli said...

Delícia!! Olha junta você e a Cris eu não sei dizer qual é mais chique, diria que vocês são duas são chiquérrimas!! :)

Patricia Scarpin said...

Camila,
Já comi salada com figos frescos - fica ótimo - mas com figo em calda nunca vi, que interessante!

Camila L said...

Marizé, é simplesinha mas uma combinaçào diferente...

Cris, ainda bem q ela não "brigou" com seu mega risotto!

Pois é, Améhlia.. a gente tem que arriscar de vezm em quando né? ;-)

Ficou gostosinha mesmo, Laurinha!

Lica, vc é um amor! Mas as inspirações vêm desses milhares de blogs maravilhosos!

Patrícia: todas as receitas que vi pediam figos frescos, mas não encontrei de jeito nenhum... Aí resolvi arriscar e deu certo!

Camila L said...

Marizé, é simplesinha mas uma combinaçào diferente...

Cris, ainda bem q ela não "brigou" com seu mega risotto!

Pois é, Améhlia.. a gente tem que arriscar de vezm em quando né? ;-)

Ficou gostosinha mesmo, Laurinha!

Lica, vc é um amor! Mas as inspirações vêm desses milhares de blogs maravilhosos!

Patrícia: todas as receitas que vi pediam figos frescos, mas não encontrei de jeito nenhum... Aí resolvi arriscar e deu certo!

Anonymous said...

Hummmm, acho que deve ser um arraso!!!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Cláudia said...

Uma delícia essa salada, só como não tenho o tempero americano, não coloco o Sazon porque não gosto. Os demais ingredientes e temperos estão nota 10. A idéia de figos frescos com mel e canela me encantou e assim que farei.

bjs, querida

Carla Soares said...

eu também sou fã de saladas com frutas. Esse natal já separei uma pra fazer que leva tr~es: abacate, groselhas e uma outra (que cabeça, me esqueci no momneto). Logo logo eu publico. Agora essa sua.... poxa, qualquer hora eu faço. Mas acho que vou preferir os figos frescos com um pouco de mel e canela! afe! dilícia!